Como fazer um plano de aula

Olá!, somos Daiane,Sirley e Ereleusa e entrevitaremos a aluna do 3º semestre de Pedagogia, manhã 2 da unidade Sumaré, Rosemeire Arrais.
Rose é uma aluna muito dedicada aos estudos e a ajudar os colegas de classe também.
Já estamos no 3 ° semestre e muitos de nós ainda temos dúvidas de como elaborar uma boa aula. Esta deficiência  pode ser cobrada mais à frente, não só no curso, mas no dia-a-a dia em sala de aula.

Daiane: Oi Rose tudo bem? O que tem que se ter para fazer um bom plano de aula?
Rose: Oi estou ótima.
Conhecimento prévio sobre o conteúdo que será aplicado, material  para desenvolver a atividade (lápis, cordas, guache, cola, reciclaveis, entre outras, depende muito de qual atividade vai ser) e muita criatividade.

Sirley: Como aplicar este conhecimento em sala dê um exemplo de um plano de aula para alunos do 1ºano?
Rose: Desenvolver atividade lúdicas a partir de jogos e brincadeiras  realizadas, tais como amarelinha, cubos, bambolê, bola, corda etc.

EreleusaQual tempo estimado para esta didática?
Rose:o ano letivo inteiro. Cada semana trabalha uma atividade acima citada. Acabando estas, poderá se incluir novas.

Sirley: Onde pode ser feito as atividades?
Rose: Pode levar as crianças ao pátio ou um ambiente aberto que possa desenvolver a atividade propondo brincadeiras em grupo (amarelinha,pular corda, jogar bola).
De volta à sala, aplicar o exercício de cruzadinha, colagem, incluindo os jogos e brincadeiras que desenvolveram no espaço aberto, levando em conta a construção da escrita e leitura atráves das vogais e consoantes já conhecidas.
Pode -se trabalhar em cima dessas brincadeiras as disciplinas: Português, Matemática, artes, educação física, etc.

DaianeO que pode  contribuir na formação das crianças estas atividades?
Rose: Contribui na formação de texto junto com os alunos, a partir da troca de experiências vividas nas brincaderias ressaltando o uso do alfabeto.

Sirley: Qual é o objetivo ?
Rose:Levar os alunos ao contato com gêneros textuais diversos, aprender procedimentos de leitura de imagens para buscar informações, usar alguns rescusos disponíveis com a utilização do computador, desenvolver na crianca a sua autonomia e convivência com o meio.

Daiane: e como é feita a avaliação?
Rose: Sondar, refletir sobre o que foi aplicado junto às crianças, as noções que adquiriram junto as tarefas oferecidas (propostas) e como lidaram com o computador.


Todas: Obrigada Rose pela a sua colaboração! Sabemos que vai ser de grande ajuda a muitos alunos e colegas.
Rose: De nada, meus amores!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário