Saiba mais sobre o que foi relatado no V Seminário Temático da Faculdade Sumaré

                                                             Prof.º Dr. Saulo César.

No dia 26 de março foi realizado o V Seminário Temático da Faculdade Sumaré, denominado "Práticas de Pesquisa e Extensão". Com grande adesão de alunos de vários cursos oferecidos pela instituição, o evento foi um grande sucesso!
Nesse grande evento foram ministrados pequenos outros, como exposições de pôsteres e alguns workshops, por exemplo. Após a palestra ministrada pelo Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho, que teve como tema "O sentido formativo da investigação científica", foi feito pelo Prof. Dr. Saulo César da Silva, um breve relato de experiência, cujo tema denominou-se "Percurso de Pesquisa".
Com relação a essa breve participação do Prof.º Saulo César, no V Seminário Temático da Faculdade Sumaré, fizemos-lhes algumas perguntas:

Sueli: Qual foi o tema abordado no V seminário Temático da Faculdade Sumaré, e quais os pontos mais discutidos durante a palestra?
Prof.º Saulo: V Seminário Temático da Faculdade Sumaré, denominado "Práticas de Pesquisa e Extensão". O evento se iniciou com a palestra "O sentido formativo da investigação científica", ministrada pelo Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho, seguida pelo relato de experiência "Percurso de Pesquisa" realizado por mim.

Débora: Qual foi a sua participação no Seminário? Fale a esse respeito.
Prof.º S.: No evento, fiquei com a responsabilidade de falar, resumidamente, a respeito da minha trajetória acadêmica. Essa trajetória se iniciou com as pesquisas de iniciação científica, culminando com a defesa da minha tese de doutorado. Meu principal objetivo foi enfatizar a importância do contato do aluno universitário com a pesquisa científica (acadêmica) ainda na fase de graduação.

Mª do Socorro: Em sua opinião, o tema escolhido é importante? Justifique sua resposta.
Prof.º S.: Se a pergunta se refere ao tema da minha parte, diria que sim! Afinal, nem todos tiveram a oportunidade de saber que essa possibilidade existe. Percebi que o feedback foi acima da média. As pessoas se envolveram e se interessaram em conhecer melhor a idéia de iniciação científica. Segundo a Professora responsável pela avaliação dos projetos da Faculdade, houve, naquele período, um aumento significativo no envio de projetos.

S.: De acordo com os pontos focados durante a palestra, você acha importante discutir o conceito de Educação Inclusiva, na sociedade de hoje? Por quê?
Prof.º S.: A construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva é uma tendência que a cada dia vai se firmando no cenário nacional. Particularmente, no contexto escolar não é diferente!
As políticas públicas, capitaneadas pelo Ministério da Educação, reforçam a tendência de se construir uma escola de todos e para todos.  Por isso os envolvidos nesse processo têm grande responsabilidade no sucesso (ou não) da inclusão escolar. O profissional que não estiver preparado para trabalhar em contexto de diversidade, certamente, não terá espaço nas escolas do século XXI.

D.: Quais os benefícios que a educação inclusiva traz para o campo educacional brasileiro?
Prof.º S.: Essa é a grande oportunidade de se organizar uma sociedade verdadeiramente democrática que tem como uma de suas bases a educação. É no ambiente de uma Escola que se respeita a igualdade, nas diferenças, que se construirão valores e compromissos sociais para o bem de toda a coletividade.

Mª do S.: Quais as principais dificuldades encontradas quando se fala de educação inclusiva?
 Prof.º S.: As dificuldades são muitas, porém serão destacados alguns pontos que considero realmente críticos. Muito embora já exista algum aparato legal que respalda essa política de inclusão, podem-se destacar os seguintes pontos desfavoráveis:
 1. Muitos educadores se omitem diante da responsabilidade de incluir; negando-se a atenderem esses alunos.
 2. Os prédios escolares, muitas vezes, não apresentam uma arquitetura acessível para receber alunos com deficiência.
 3. Muitos pais não se mostram interessados em participar do processo de inclusão dos seus filhos, deixando-os sob inteira responsabilidade da escola.

S.: Em sua opinião, os professores de hoje estão devidamente preparados para receber, em salas de aula regulares, alunos com deficiência? O que poderia ser modificado no sistema de ensino, para proporcionar à esses alunos um ensino de qualidade? Comente um pouco sobre estes pontos.
Prof.º S.: Como já foi mencionado anteriormente, muitos professores não estão capacitados para atuar nesse novo cenário de diversidade. As alegações para esse despreparo vão desde a falta de um salário condizente até a desculpa da falta de estrutura física da própria escola. Poder-se-ia dizer que falta a conscientização desses profissionais. Creio que os Governos poderiam incentivar esses profissionais, facilitando a sua formação e construindo um plano de carreira que levasse em conta essa formação mais específica.

Entrevista realizada com o Prof.º Saulo César da Silva, pelas alunas do 3º semestre de Pedagogia da Fac. Sumaré, Débora, Sueli e Mª do Socorro.


6 comentários:

  1. Grande professor Saulo ,quero prestar aqui a minha profunda admiração a esse homem que me ensinou de uma forma tão singela o tema e o termo Inclusão, e me fez despertar um novo olhar para o a mundo,o mundo das pessoas com necessidades especiais educacionais,e certamente farei um grande trabalho pois aprendi o que é inclusão e como fazer para contribuir na formação de meus futuros educando com alguma necessidade educacional.Obrigada mestre!

    ResponderExcluir
  2. O que falar do Professor Saulo, dedicado , sabio, um homem que nos ensinou a Educação Inclusiva de uma maneira tão amorosa que confesso me encantei com o mundo dos NEES, principalmente quando fizemos nosso trabalho sobre a inclusão e conheci meu artista Jonatha, portador de necessidade especial física, sem os braços um garoto que apesar de suas limitações nos mostrou que é muito feliz, obrigado Professor continue assim mostrando aos seus alunos a importância de dedicar-se a Educação Inclusiva. Valeu Fernanda de Jesus

    ResponderExcluir
  3. Professor Saulo como sempre preciso e esclarecedor em suas falas.
    Parabéns Sueli!

    ResponderExcluir
  4. Grande professor Saulo ,quero prestar aqui a minha profunda admiração a esse homem que me ensinou de uma forma tão singela o tema e o termo Inclusão, e me fez despertar um novo olhar para o a mundo,o mundo das pessoas com necessidades especiais educacionais,e certamente farei um grande trabalho pois aprendi o que é inclusão e como fazer para contribuir na formação de meus futuros educando com alguma necessidade educacional.Obrigada mestre!
    4/6/11 Rejane mesquita
    rejane mesquita

    ResponderExcluir
  5. É gratificante saber que a faculdade Sumaré não só respeita a diversidade como também trata de assuntos polemicos palestrando a esse respeito valeu professor Saulo.

    ResponderExcluir
  6. Legal esta matéria sobre o Porf. Saulo,é um excelente porfessor, gostei muito desta máteria e certamente seus ensinamentos me fizeram refletir muito sobre o que é a verdadeira inclusão.
    Parabéns pela matéria..

    ResponderExcluir